top of page

Estivemos longe, mas estamos de volta

O ano de 2018 já chegou na sua segunda metade e o movimento aqui neste blog foi mais lento que o deslocamento das esponjas no mar.

Mas foi só por aqui, porque em nosso laboratório muita coisa aconteceu!

Brevemente,

- Otto, filho de Fran e Cleslei nasceu! Vida longa e saudável para o nosso mascotinho! (jul/18)

- Vivian foi para o Lab da Profa. Sally P. Leys em Edmonton (AB) Canadá para o seu sanduíche (set/17 a mar/18).

- Emilio fez um breve pós-doc no Natural History Museum, em Londres, no laboratório da Dra. Ana Riesgo (fev a mai/18).

- Publicamos os primeiros artigos com a autoria dos alunos do LEBR (veja em Trabalhos e Publicações):

a) Um em que investigamos o ciclo reprodutivo de cinco espécies de esponjas na BTS, tão aguardado por todo mundo e que nos tomou quase 5 anos de trabalho!

b) Um em que todos os atuais integrantes do laboratório trabalharam juntos para desenvolvermos uma análise dos últimos 10 anos da "ciência da reprodução das esponjas".

c) O capítulo 1 da dissertação de mestrado de Fran (depois de mais de um ano de espera).

- Além disso, Emilio participou da publicação de mais algumas publicações em colaboração com pesquisadores nacionais (Muricy et al. 2018) e internacionais (Riesgo et al. 2018). Estes dois trabalhos são sobre taxonomia integrativa de esponjas, mas descrevemos etapas da reprodução desses animais (principalmente a gametogênese).

- Emilio está fazendo a segunda metade do pós-doc no laboratório do Prof. Ulisses Pinheiro, em Recife (UFPE).

- Estamos no momento com dois artigos em revisão (um sobre a morfologia da Cladocroce caelum, com colaboração de Jéssica e Fernanda; e o outro é o primeiro capítulo da tese de Doutorado de Vivian, tratando da espermatogênese de esponjas da ordem Poecilosclerida, em colaboração com Phillip Willenz e Alexander Ereskovsky).

- Tivemos o prazer de receber a visita da estudante de intercâmbio da Espanha (Universidad de Málaga) Adriana Serrano. Adriana aprendeu um pouco mais sobre a reprodução de esponjas e nos ensinou muito sobre Málaga, Espanha, e cultura diferente da nossa.

Pretendo nos próximos dias postar novos textos com informações mais aprofundadas da maioria dos itens listados aqui em cima. Especialmente sobre os trabalhos publicados visando divulgá-los para que todos possam ler!

Até mais!


bottom of page