top of page

1a edição do SIP: O ano começou animado para os esponjólogos da UFBA

O ano de 2017 começou bem para os esponjólogos da Bahia! Nos dias 16 e 17 de janeiro tivemos o Primeiro Seminários Integrados de Porífera (SIP).

O evento aconteceu na Universidade Federal da Bahia e reuniu cinco laboratórios de pesquisa: LABESP coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Cavalcanti, LEBR coordenado pelos Prof. Dr. Emilio Lanna, LABPOR coordenado pela Profa. Dra. Carla Menegola, LEB coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Barros e o Grupo de Estudos em Ecologia Marinha e Costeira coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Kelmo.

Tivemos um total de 25 trabalhos apresentados, que falaram sobre diversos temas como: taxonomia, ecologia, reprodução, morfologia, e contou com a participação de esponjólogos de todos os níveis: graduandos, pós-graduandos, coordenadores de laboratório. A ideia é que fosse um encontro “light”, descontraído, onde sem grandes formalidades pudéssemos apresentar nossos trabalhos e discutir sobre ele. Mas mesmo com a informalidade e com as brincadeiras, foi um momento de intenso aprendizado, muitas informações foram trocadas e muitas sugestões foram feitas para melhorar nossos trabalhos, principalmente para os quatro pós-graduando que estão em reta final dos seus mestrados e puderam apresentar uma prévia de suas dissertações. Aliás acho que justamente pela descontração do evento, alunos e professores se sentiram à vontade para participar, seja matando a curiosidade sobre as esponjas ou sugerindo novas abordagens para os trabalhos. Para mim, em particular, o SIP veio como um combustível para esse novo ano. Essa “troca de figurinha” com outros pesquisadores me dá um ânimo para estudar mais, pesquisar mais, conhecer mais... Eu espero que no início do 2018 aconteça o II Seminários Integrados em Porífera e quem sabe com a participação dos colegas de outros estados!


bottom of page