Vamos falar sobre espongologia
Desde que comecei a trabalhar com esponjas, cerca de 10 anos atrás, venho experimentando as mesmas reações das pessoas que não conhecem esses fantásticos animais. Essas reações são geralmente cercadas de muitos preconceitos. As pessoas de fora da biologia só ouviram falar de esponjas através do Bob Esponja, uma referência nem um pouco fidedigna desses animais. Os que fizeram/ fazem curso de biologia acabam tendo uma má impressão delas. Fato é que, na maioria dos cursos, as esponjas são apresentadas às pressas, com professores usando livros textos (que por mais que sejam atualizados) usam como base livros de esponjas já a muito ultrapassados.
O último grande volume que reuniu de maneira sintética o conhecimento de esponjas (que poderia ser considerado um livro texto) foi publicado em 1978. De lá pra cá, tantas publicações, tantas tecnologias e tanto conhecimento foi gerado que é meio absurdo continuarmos com aquelas ideias de que as esponjas são nada mais do que uma colônia de células especializadas.
Encontrando-se na base da árvore evolutiva dos animais, esses organismos são extremamente importantes para a ciência (pensando em ecologia/ evolução/ biodiversidade/ etc.) e tem um potencial gigantesco para aplicação (centenas de produtos naturais já foram extraidos desses animais sendo potenciais agentes anti-câncer, antimicrobianos, cosméticos, etc.). Eu (e muitos outros espongólogos) acredito que muitas das perguntas que tentamos responder a anos sobre a origem dos animais, origem da multicelularidade, origem das células musculares e origem do sistema nervoso, origem do desenvolvimento embrionário, etc... poderão ser sanadas com o estudo desses animais.
Nesse blog pretendo colocar informações para o público leigo e especializado sobre o fantástico mundo das esponjas. Pretendo mostrar para as pessoas que esses animais são muito mais do que pedras coloridas que vivem no fundo do mar.
Convido vocês a participarem. Contribuam com textos. Análises de artigos científicos, publicações na mídia e mesmo ideias generalizadas são bem vindas. E não vamos nos ater às esponjas. Textos sobre biologia marinha em geral também são bem vindos!